quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sardinia Dreams #01 A Car Trip


Chegar à Sardenha é mais fácil (e barato) do que parece, com partida do Porto numa sexta-feira à noitinha, umas poucas horas de sono no aeroporto de Barcelona, chegamos a Olbia pela Vueling às 7:30 da manhã de sábado, prontos para umas férias muito bem aproveitadas.

Pequeno-almoço no aeroporto e esperar, pois a rent-a-car na qual tínhamos reservado o carro para esta viagem só abria às 8:30.

Pouco passava das 8:30 já tínhamos o nosso bólide pronto para a aventura e seguíamos rumo a uma qualquer praia onde pudéssemos dormitar um pouco.

Spiaggia de Coda Cavalo

Spiaggia de Coda Cavalo foi onde paramos para descansar e aproveitar as primeiras horas de sol. Aqui descobrimos que afinal a Sardenha tem um custo de vida baixo, quando compramos uma mega salada de fruta (mesmo mesmo mesmo grande), num bar da praia por apenas 2,5 euros.

Recuperados de uma noite com poucas horas de sono, ou parcialmente recuperados, seguimos para sul, para a capital da ilha, Cagliari, onde ficamos 3 noites e começamos a verdadeira aventura.

Depois de uma noite bem dormida, fomos conhecer as duas praias mais próximas de Cagliari: Spiaggia del Poetto e Calamosca. Uma enorme, a outra muito pequena. Uma coisa em comum: as duas são fantásticas.

Spiaggia del Poetto

Spiaggia de Calamosca

De volta a Cagliari aproveitamos o fim de dia para conhecer a cidade, uma cidade que mistura muito do antigo com o moderno, com um centro histórico muito simpático, de arquitetura romana, onde a pedra reina e o ar frio e sombrio contrasta com o calor que se faz sentir em agosto. Acabamos por jantar por aqui, num dos muitos restaurantes que por lá se encontram.

Segundo dia a acordar em Cagliari e rumamos a Villasimius pela estrada marginal. A paisagem vale o caminho longo que exige mil e uma paragens, não por termos uma estrada difícil e em mau estado, mas para desfrutar da paisagem.


Encontramos a praia de Solanas, a única praia banhada por ondas que quase nos lembram o nosso país (em dia de maré baixa nos mares algarvios), até nos aventurarmos a colocar o pezinho na água e...está mais quente dentro de água do que cá fora!

Spiaggia de Solanas

Seguimos viagem para Villasimius, uma pequena vila turística com praias maravilhosas. Praias com um areal sem fim, areia branca e fina, um mar tão calmo quanto quente. Aqui o único "defeito" a apontar, foi a falta de sossego. Vendedores a cada segundo, gente a gritar e beber por todo o lado e até no mar havia aulas de "hidrodance" e sinceramente nós não somos pessoas com grande paciência para tanta confusão.

Spiaggia de Simmius

Voltando a Cagliari fomos jantar ao centro da cidade numa pequena zona com restaurantes e lojas muito dedicadas ao turismo bem no centro histórico da cidade.

Miradouro do Castelo de Cagliari

De partida de Cagliari aproveitamos a manhã para conhecer o Castelo e o anfiteatro romano, os dois pontos culturais de maior destaque na cidade. O Castelo é fantástico e proporciona uma vista panorâmica sobre a cidade e o mar, o anfiteatro, com muita pena nossa, estava em obras de recuperação e por isso tinha o acesso vedado.

Anfiteatro Romano de Cagliari

Antes de deixarmos o sul da Sardenha ainda aproveitamos para almoçar na Spiaggia de la Madaglena, a única praia da ilha que nos conseguiu desiludir. Talvez por estar muito próxima a uma zona industrial, ou de ser das poucas com areia grossa e o mar de um azul mais escuro, não sei, mas foi a única à qual não ficamos com grande vontade de regressar.

Spiaggia de Madallena

Seguimos para Norte, com estadia marcada para Alghero, a cidade mais catalã desta ilha italiana, fortemente influenciada pelo estilo arquitetónico de Barcelona. Alghero é uma cidade entre muralhas que cresceu, bastante, fora delas. Assim encontramos quase que duas cidades distintas. Dentro da muralha temos uma cidade medieval, com imensos cantos e recantos, ruas repletas de pequenas lojas, restaurantes e bares. Fora das muralhas existe uma outra cidade, feita por e para o turismo, com grandes hoteis, bares e afins, para todos os gostos.

Ficamos mesmo em frente à praia de Maria Pia, uma praia de areia branca e fina, água calma e transparente e com um areal sem fim, a qual aproveitamos até à hora de jantar. Fomos jantar ao centro da cidade, dentro da muralha, a uma pequena pizzaria artesanal, com um atendimento 5 estrelas e cujas pizzas (curiosamente) eram deliciosas.

Spiaggia de Lido

Marina de Alghero

Spiaggia de Maria Pia

Spiaggia de Maria Pia

Segundo dia no norte da Sardenha, aproveitamos a manhã na praia de Maria Pia para descansarmos de tanto km de carro, e de tarde fomos até às praias mais próximas em Fertillia. Inseridas num parque natural encontramos a praias de Porto Conte, Lazzareto, Bombarde e Punta Negra.

Fertilia

Spiaggia di Punta Negra

Spiaggia de Bombarde

Spiaggia de Bombarde

Alghero foi uma ótima escolha para base pois conseguimos conhecer muitas praias do norte.

No último dia rumamos para norte, para Stintino, com destino à Spiaggia de la Pelosa, uma praia fantástica mas na qual nem chegamos a por os pés, tal era a confusão para estacionar e, mesmo na praia do que conseguimos ver já não havia lugar nem para por os pés, quanto mais o resto do corpinho.

Spiaggia La Pelosa

Spiaggia della Saline

Voltamos uma pouco atrás e deparamo-nos com imensas praias "privadas", verdadeiros complexos balneares, praias enormes mas nas quais é necessário pagar entrada. Continuamos pelo litoral norte e encontramos a Spiaggia della Saline, uma praia na qual a areia não existe mas sim pequenas pedras brancas, muito desagradáveis mas que torna esta praia linda demais. Aqui o mar é revolto, com bastante ondulação, lembrando-nos o mar português.

Spiaggia della Saline

No último dia partimos para Sassari, uma cidade interior que vive em torno da Universidade local e de seguida para Olbia onde exploramos o centro da cidade antes de regressarmos ao aeroporto.

Marina de Olbia

Catedral de Olbia

A grande verdade é que a Sardenha tem praias para todos os gostos e nós gostamos de todas. É um lugar para voltar sempre que for possível, colocar o pé na areia, sentir o cheiro do mar e ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário