segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sardinia Dreams #02 As Praias


Assim meio sem se esperar, marcando tudo em cima da hora, acabamos por passar uma semana maravilhosa de descoberta na ilha da Sardenha.

A Sardenha é um local paradisíaco, em todo o lado encontramos praias fantásticas e, devido à dimensão da ilha, a segunda maior do mediterrâneo, torna-se complicado visitar toda a ilha numa só semana. 

Chegamos e partimos do aeroporto de Olbia e das seis noites que ficamos na ilha dividimos as estadias em duas partes: três noites a sul e três noites a norte. Escolhemos como bases as cidades de Cagliari, a capital, e Alghero, pela estreita ligação que tem à cultura catalã e assim conseguimos percorrer uma grande parte da ilha.


Em Itália, não só na Sardenha, são bastante comuns as praias privadas com umas mega concessões que mais parecem parque-aquáticos naturais. Nós fugimos dessas e procuramos aquelas praias comuns, que estão simplesmente ali, naturais e disponíveis para nos receber.

Tentamos escolher duas praias por dia, tentamos pois esta é uma tarefa difícil, dá vontade de parar mil vezes pelo caminho para visitar as praias por onde vamos passando, pois todas são maravilhosas. O resultado? Alguns dias não chegamos ao destino planeado e ficamos por alguma praia pelo caminho.

Na Sardenha não é preciso muito para ter um excelente dia: bikini, pareo, chinelos, boa disposição, água e umas sandes (para não ter de sair da praia quando a fome apertar) e temos tudo para um dia fantástico. Nesta ilha vão perceber como é fácil. tão fácil, passar o dia todo na praia, apreciar a beleza da natureza, a imensidão deste mar que tem tanto de azul como de transparente.


Spiaggia di Porto Taverna


A sul de Olbia, na zona de Sao Teodoro, a primeira praia que encontramos na Sardenha foi Porto Taverna, uma praia que fica rodeada por água, la cinta tem de um lado o Lago de Sao Teodoro e do outro o fabuloso Mediterrâneo. É uma praia agradável, pois fica de certa forma afastada do centro turístico. 

Spiaggia di Coda Cavallo


Também em Sao Teodoro, do outro lado de la Cinta encontramos a praia de Coda Cavallo, uma praia grande e agradável, com um mar absurdamente transparente. Aqui começamos a perceber como este Mediterrâneo consegue ser ainda mais maravilhoso na Sardenha.

Spiaggia del Poetto


A praia del Poetto é a praia mais próxima da capital da Sardenha, Cagliari e como tal a menos turística que conhecemos. É um praia com um areal bastante extenso, areia fina e mar de um azul infinito. Nota-se que a maioria das pessoas que frequentam a praia são locais e não turistas.

Spiaggia di Calamosca


Esta é uma praia muito pequena, junto de um hotel com o mesmo nome, Calamosca. Situada numa pequena baía, é banhada por um mar incrivelmente parado que mais parece uma piscina natural. Fica também muito próxima de Cagliari mas pareceu-nos ter apenas turistas, muito devido à proximidade do hotel.

Spiaggia del Lido Mediterraneo


Na continuação da praia del Poetto, já a uma distância considerável de Cagliari, encontramos a praia del Lido, com um areal menos extenso mas bastante semelhante à praia del Poetto. É uma praia com pouca gente e muito agradável. Tem fácil acesso e fácil estacionamento, o que, em agosto é muito importante.

Spiaggia di Solanas


A praia de Solanas fica um pouco a sul de Villasimmius e, como novidade, encontramos ondas, pouca gente e um sossego sem igual. Areia fina e água quente aqui não faltam.

Spiaggia di Simmius


O destino era outro, mas chegados a Villasimmius foi na praia de Simmius que ficamos. Uma praia de areia muito fina, com um areal que se estende ao longo de vários quilómetros e um mar excessivamente calmo e quente. Esta foi a praia com água mais quente que encontramos de todas as que visitamos.

Spiaggia di la Madallena


A praia da Madallena fica imediatamente ao lado de Cagliari, É uma praia calma e praticamente só frequentada por locais. Distingue-se da maioria das praias pois tem areia um pouco grossa e mar mais esverdeado, o que contrasta com o azul a que a Sardenha nos habituou. No entanto é uma praia muito sossegada e fácil de aceder tanto de carro como de transportes públicos.

Spiaggia Lido di San Giovanni


Já no norte da ilha encontramos Alghero, a cidade que escolhemos por base para metade da nossa estadia na Sardenha e fomos recebidos por esta paisagem digna de postal. A praia do Lido di San Giovanni tem um grande número de concessões mas também uma boa parte de área livre. Tem um mar bastante calmo que se assemelha a um lago e areia muito fina. No entanto aqui não existe sossego, a praia está sempre cheia.

Spiaggia di Maria Pia


Ao lado da praia do Lido di San Giovanni, temos a praia de Maria Pia, uma das melhores que encontramos, e onde passamos vários dias. Areia branca e fina, mar calmo e quente e fácil acesso, são os pontos a favor desta praia. A existência de dunas e área verde ajuda a fugir ao calor para quem quer aqui ficar todo o dia. No entanto fica numa zona bastante turística e tem horas mais movimentadas, ficar afastado das concessões é uma boa opção para quem quer fugir da confusão. 

Spiaggia de Punta Negra


Em Fertilia encontramos a praia de Punta Negra, uma pequena baía onde a praia é parcialmente ocupada pelo pequeno hotel com o mesmo nome. É uma praia pequena e de fácil acesso, aqui a areia é um pouco mais escura do que na maior parte da ilha. Esta é uma praia bastante sossegada.

Spiaggia de Bombarde


Não fossem os carros estacionados na estrada e nem nos apercebíamos que aqui existia uma pequena praia, mas passada a zona verde que rodeia a praia, encontramos um pequeno areal, com areia grossa e pequenas pedras e um mar absolutamente transparente.

Spiaggia de La Pelosa


La Pelosa é a praia de que mais ouvimos falar, fica no extremo norte da ilha da Sardenha e a sua imensidão de azul destaca-se de qualquer outra praia, mas chegar aqui em pleno mês de Agosto é praticamente impossível. Além do trânsito infernal e da escassez de lugares para estacionar, não existia um pedacinho de espaço livre no areal, que é pequeno, pelo que "espreitamos" a praia e seguimos viagem em buscar de um lugar mais calmo.

Spiaggia de la Salina


Esta praia foi uma descoberta, não fazia parte dos planos mas fomos aqui parar depois de desistirmos de La Pelosa. A Praia de la Salina fica um pouco mais a sul de La Pelosa. De fácil acesso, com muita área de estacionamento, o areal é curto mas estende-se por muitos quilômetros. Aqui há ondas, a água é um pouco mais fresca, tem sargaço e a areia foi "substituída" por pequenas e brilhantes pedras brancas. Este "areal" é lindo por demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário